fbpx
(0 votos)

Será que eu plagiei? Ética na pesquisa científica – Parte I

Todo mundo sabe o que é plágio, não é mesmo?

Alguém vai e pega o texto de outra pessoa e copia sem fazer nenhuma menção a quem escreveu.

O famoso ctrl C, ctrl V.

Mas será que é isso mesmo?

Então me responde, qual desses textos pode ser considerado plágio?

 

 E ai? Qual você acha que é plágio?

...

Isso mesmo, TODOS!

O texto 1 é o mais óbvio. O autor simplesmente copiou e colou o texto, exatamente da mesma forma que foi escrito originalmente.

Já no texto 2, a autora modificou algumas palavras, porém ele nitidamente utilizou o trabalho de outra pessoa como fonte e não a citou. Portanto, também é plágio!

No meu caso (texto 3), eu mesmo reescrevi minhas palavras e publiquei como um novo texto, sem citar o original. Esse caso também é considerado plágio ou, mais precisamente, autoplágio.

Já no texto 4, o autor pegou o texto em português, traduziu para o inglês e também não citou a fonte. Nesse caso, também houve plágio! Talvez esse seja mais difícil de descobrir, porém cada vez mais as ferramentas de plágio (tema de um próximo post!) estão se aperfeiçoando e descobrindo esses casos.

Ou seja, para ser plágio, somente é necessária uma coisa: utilizar o trabalho de outra pessoa sem citar a fonte de forma apropriada.

O grande problema é que, às vezes, a gente acaba plagiando sem saber e sem intenção.

Mas, se descoberto, pode haver consequências bastante graves para nossa carreira acadêmica.

Ainda está em dúvida se você fez um plágio sem querer? Veja nosso infográfico no facebook!

 

Diogo Pereira

É doutor e mestre em Administração pelo Instituto COPPEAD-UFRJ, especialista em Marketing e Gestão Estratégica pela Universidade Cândido Mendes e graduado pela em Publicidade e Propaganda pela Escola de Comunicação da UFRJ.  Tem certificação oficial em Inbound Marketing pela HubSpot Academy, cursos internacionais em Inovação e Inovação Social pelo Institut d'Études Politiques de Paris (Science Po Paris) e de Gestão do Conhecimento pela  International Atomic Energy Agency (ONU), pelo International Centre for Theoretical Physics (ONU) e pelo Moscow Engineering Physics Institute (MEPhI).  Na atividade docente é professor de graduação, graduação EAD e pós-graduação no Centro Universitário Unicarioca e da pós-graduação da Escola Nacional de Seguros e de outras instituições de ensino superior.  É também servidor público na Comissão Nacional de Energia Nuclear onde coordena o projeto de Transformação Digital da Instituição e atua em projetos de comunicação social. É palestrante, professor e pesquisador na área de marketing, comunicação, inovação e gestão pública. Ganhador do IX Prêmio SOF de Monografias do Ministério do Planejamento e da Escola de Administração Fazendária. 

https://www.linkedin.com/in/diogopereirario/

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Logo-branca

contato@academique.com.br