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O que são e como usar operadores lógicos de pesquisa

Se você quer fazer ou está fazendo uma pesquisa científica, certamente já identificou a necessidade de realizar uma busca de trabalhos que tratam sobre o seu tema.

E na tentativa de localizar esses textos, qual é o resultado mais comum? Encontrar um monte de artigos que não tratam exatamente daquilo que você precisa e perder muito tempo filtrando os textos, tempo esse que poderia ter sido mais bem aproveitado na escrita do seu trabalho.

Você já passou por isso? Se sim, esse texto é para você!


É nesse contexto que entram os operadores lógicos de pesquisa, também conhecidos como operadores booleanos.
Os operadores booleanos são palavras que indicam ao sistema de busca exatamente o que você quer.

Imagine que você estuda o tema da participação social. Porém, como o tema é muito amplo, é grande a chance de que você tenha escolhido algum foco para a sua pesquisa.

Participação social no orçamento público! Esse é, por exemplo, o tema da pesquisa que realizo desde o mestrado.

Se eu usar os operadores booleanos na minha pesquisa, principalmente em bases de dados acadêmicas, eu conseguirei filtrar somente os textos que tratam desse assunto.

Mas como eu faria isso?

Para eu encontrar trabalhos que falem de participação social e orçamento público, eu uso o operador booleano AND, já que ele me trará resultados que juntem essas duas expressões.

Participação social AND orçamento público

Mas, ao longo da minha pesquisa, descobri que alguns autores preferem utilizar o termo participação cidadã ao invés de participação social. O que eu faço agora?

Para isso, podemos utilizar o operador booleanos OR. Com ele, o sistema de busca vai entender que você quer textos com a expressão “participação social” mas também aqueles que tem o termo “participação cidadã”. Ou seja, é como se você falasse para a ferramenta que você quer juntar os resultados de ambas as expressões.

Participação social OR participação cidadã

Por fim, você também pode descobrir que alguns termos estão trazendo “lixos” para a sua pesquisa, trabalhos que não tem relação direta com seu tema. E para isso, temos o operador booleanos NOT (ou AND NOT, dependendo da base de dados).

Com o NOT, você diz para o sistema de busca que você não quer resultados com determinada palavra-chave.

Continuando com o exemplo da minha pesquisa, eu não quero encontrar textos que falem de participação política, por exemplo.

Participação social NOT participação política

Ao utilizar esses três operadores lógicos, você conseguirá otimizar a sua busca por artigos, ganhar tempo na pesquisa e encontrar exatamente aquilo que você precisa.

E não acaba por aí! A melhor parte é que você pode (e deve) utilizá-los de maneira combinada.

Ou seja, eu poderia criar uma grande expressão com operadores booleanos para refinar cada vez mais minha busca, como no exemplo abaixo.
 
Participação social OR participação cidadã NOT participação política AND orçamento público
 
Portanto, tente utilizar os operadores lógicos de pesquisa em sua próxima busca de artigos e compartilhe conosco os resultados através Facebook e do Instagram
 

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Diogo Pereira

É doutor e mestre em Administração pelo Instituto COPPEAD-UFRJ, especialista em Marketing e Gestão Estratégica pela Universidade Cândido Mendes e graduado pela em Publicidade e Propaganda pela Escola de Comunicação da UFRJ.  Tem certificação oficial em Inbound Marketing pela HubSpot Academy, cursos internacionais em Inovação e Inovação Social pelo Institut d'Études Politiques de Paris (Science Po Paris) e de Gestão do Conhecimento pela  International Atomic Energy Agency (ONU), pelo International Centre for Theoretical Physics (ONU) e pelo Moscow Engineering Physics Institute (MEPhI).  Na atividade docente é professor de graduação, graduação EAD e pós-graduação no Centro Universitário Unicarioca e da pós-graduação da Escola Nacional de Seguros e de outras instituições de ensino superior.  É também servidor público na Comissão Nacional de Energia Nuclear onde coordena o projeto de Transformação Digital da Instituição e atua em projetos de comunicação social. É palestrante, professor e pesquisador na área de marketing, comunicação, inovação e gestão pública. Ganhador do IX Prêmio SOF de Monografias do Ministério do Planejamento e da Escola de Administração Fazendária. 

https://www.linkedin.com/in/diogopereirario/

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