fbpx
(1 Votar)

Erros mais comuns ao escrever um resumo para o seu artigo científico

Fazer um resumo não é simples. Ainda mais depois de escrever milhares de palavras e ter que resumi-las em um número muito pequeno.
Mas existem alguns erros comuns que podemos tentar evitar. Veja abaixo alguns deles:

Não resumir TODO o seu trabalho
O resumo de um artigo é um resumo do texto todo. Ou seja, se seu estudo tem introdução, revisão de literatura, método, resultados, discussão e conclusão, isso significa que TODAS estas partes devem estar no resumo, em geral, através de uma ou duas frases.

Incluir MUITO ou NENHUM contexto
É muito comum ver textos fazendo quase uma introdução da introdução e outros em que o autor pressupõe que o leitor já sabe de tudo e, por isso, não precisa escrever. Os dois casos devem ser evitados, tanto para deixar o texto mais claro, como para garantir que o problema de pesquisa foi bem justificado. 

Não incluir palavras-chave
Pela forma como as bases de dados funcionam, é cada vez mais importante incorporar ao texto do resumo suas principais palavras-chave. Dessa forma, você garante que seu texto será indexado e encontrado mais facilmente, o que inclusive certamente irá ajudar nas suas chances de obter mais citações. 

Dedicar pouco tempo à escrita
Em geral, o resumo é a última coisa a ser escrita. Porém, quando chega essa hora, já estamos cansados e não damos a devida importância. O problema é que o resumo é a vitrine do nosso artigo, a primeira coisa que as pessoas lerão. Portanto, todo tempo dedicado será recompensado com maiores chances do seu artigo chamar a atenção do leitor.

Não seguir as regras do guia para os autores da publicação
Cada revista científica tem suas características próprias e isso também se aplica aos resumos. É importantíssimo ficar atento ao número mínimo e máximo de palavras e a outras regras sobre a escrita do resumo. E não se esqueça: resumo NÃO tem parágrafo!

Você já viu resumos com esses erros? Conhece outros erros comuns? Compartilhe com a gente nos comentários abaixo!

E não esqueça de acompanhar nossas páginas no Facebook e no Instagram! :D 

 

 

 

Diogo Pereira

É doutor e mestre em Administração pelo Instituto COPPEAD-UFRJ, especialista em Marketing e Gestão Estratégica pela Universidade Cândido Mendes e graduado pela em Publicidade e Propaganda pela Escola de Comunicação da UFRJ.  Tem certificação oficial em Inbound Marketing pela HubSpot Academy, cursos internacionais em Inovação e Inovação Social pelo Institut d'Études Politiques de Paris (Science Po Paris) e de Gestão do Conhecimento pela  International Atomic Energy Agency (ONU), pelo International Centre for Theoretical Physics (ONU) e pelo Moscow Engineering Physics Institute (MEPhI).  Na atividade docente é professor de graduação, graduação EAD e pós-graduação no Centro Universitário Unicarioca e da pós-graduação da Escola Nacional de Seguros e de outras instituições de ensino superior.  É também servidor público na Comissão Nacional de Energia Nuclear onde coordena o projeto de Transformação Digital da Instituição e atua em projetos de comunicação social. É palestrante, professor e pesquisador na área de marketing, comunicação, inovação e gestão pública. Ganhador do IX Prêmio SOF de Monografias do Ministério do Planejamento e da Escola de Administração Fazendária. 

https://www.linkedin.com/in/diogopereirario/

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Logo-branca

contato@academique.com.br