Pode parecer ser uma tarefa simples, mas a criação de um título é um exercício analítico sério, pois, caso o título não reflita a importância do seu artigo e do que ele realmente trata, ele não será uma porta de entrada para os leitores que você pretende alcançar.
Os leitores, ao fazerem pesquisas nas ferramentas de buscas e nas bases de dados, selecionam os artigos interessantes pelo título, que é a primeira parte do artigo que está exposta. Eles deduzem sobre o que o artigo fala e se o conteúdo é relevante para eles, analisando primeiramente somente o título.
Um bom título de artigo:
- Deve representar o conteúdo do documento em poucas palavras;
- Deve ser sucinto e direto; e
- Deve capturar a atenção do leitor, diferenciando o artigo de outros sobre um tópico semelhante.
Compartilho com vocês algumas dicas que me ajudaram, e que talvez possam ser úteis para vocês, quando chegarem na última etapa da escrita de um artigo que é a criação do título:
- Comece com um rascunho. Concentre-se em escrever o corpo do artigo e retorne ao título quando o texto estiver pronto para decidir sobre a versão final.
- Evite palavras com pouco ou nenhum significado, pois elas aumentam o comprimento total. Palavras-chave no título ajudam na indexação do artigo.
- O título deve conter o recorte temporal e espacial do estudo.
- Se for o caso o local e período são importantes, e devem constar do título.
- Um título muito longo pode indicar que há palavras desnecessárias. Por outro lado, um título muito curto, muitas vezes, usa palavras que são muito amplas e não diz ao leitor o que foi estudado.
- Evite usar abreviações, jargões ou acrônimos, a menos que sejam comumente conhecidos. Use a nomenclatura atual do campo de estudo.
E lembre-se sempre de olhar o Guia para Autores fornecido pelas publicações. Neste documento, você encontrará as orientações com relação a formação do título do artigo, afinal, você não quer que ele seja o motivo para o seu artigo ser rejeitado, não é?