fbpx
(0 votos)

Criando um título para o seu artigo

Um dos principais aspectos de um artigo científico é o título. Todo mundo conhece o velho ditado “Não julgue um livro pela capa”, mas no caso do artigo, esse ditado não se aplica de forma nenhuma. O título para um artigo representa vida ou morte. Caso o título não seja atrativo, o artigo, na maioria das vezes, nem chegará a ser lido. 

Pode parecer ser uma tarefa simples, mas a criação de um título é um exercício analítico sério, pois, caso o título não reflita a importância do seu artigo e do que ele realmente trata, ele não será uma porta de entrada para os leitores que você pretende alcançar.

Os leitores, ao fazerem pesquisas nas ferramentas de buscas e nas bases de dados, selecionam os artigos interessantes pelo título, que é a primeira parte do artigo que está exposta. Eles deduzem sobre o que o artigo fala e se o conteúdo é relevante para eles, analisando primeiramente somente o título.

Um bom título de artigo:

  • Deve representar o conteúdo do documento em poucas palavras;
  • Deve ser sucinto e direto; e
  • Deve capturar a atenção do leitor, diferenciando o artigo de outros sobre um tópico semelhante.

Compartilho com vocês algumas dicas que me ajudaram, e que talvez possam ser úteis para vocês, quando chegarem na última etapa da escrita de um artigo que é a criação do título:

  • Comece com um rascunho. Concentre-se em escrever o corpo do artigo e retorne ao título quando o texto estiver pronto para decidir sobre a versão final.
  • Evite palavras com pouco ou nenhum significado, pois elas aumentam o comprimento total. Palavras-chave no título ajudam na indexação do artigo.
  • O título deve conter o recorte temporal e espacial do estudo.
  • Se for o caso o local e período são importantes, e devem constar do título.
  • Um título muito longo pode indicar que há palavras desnecessárias. Por outro lado, um título muito curto, muitas vezes, usa palavras que são muito amplas e não diz ao leitor o que foi estudado.
  • Evite usar abreviações, jargões ou acrônimos, a menos que sejam comumente conhecidos. Use a nomenclatura atual do campo de estudo.

E lembre-se sempre de olhar o Guia para Autores fornecido pelas publicações. Neste documento, você encontrará as orientações com relação a formação do título do artigo, afinal, você não quer que ele seja o motivo para o seu artigo ser rejeitado, não é?

Fabiane Braga

Doutora pela COPPE/UFRJ em Engenharia Civil com ênfase em Sistemas Computacionais de alto desempenho (2013). Mestre em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT (1997). Possui graduação em Processamento de Dados pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro -PUC (1985). Atualmente é chefe do Centro de Informações Nucleares (CIN) da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), onde também ocupou as funções de Assessora Técnica da Presidência e analista de sistemas. Atuou como docente na Fundação Getúlio Vargas, na Universidade Estácio de Sá e no SENAC ministrando disciplinas relacionadas à Gestão de Conhecimento, Gestão Estratégica da Informação, Planejamento Estratégico e Inteligência Competitiva. Como docente atua na Escola Politécnica da UFRJ no Curso de Especialização, pós-graduação lato sensu (MBA), em Inteligência de Negócio (Business Intelligence), onde ministra a disciplina de E-business intelligence. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Processos da Comunicação, Inteligência Competitiva e Gestão do Conhecimento e na área de Tecnologia da Informação, com ênfase em gestão estratégica de informação. É autora de livros e diversos artigos.

https://www.linkedin.com/in/fabiane-braga-400219/

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Logo-branca

contato@academique.com.br