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5 passos para otimizar a leitura de artigos científicos

Você já parou para pensar na quantidade de artigos científicos que lemos para começar a escrever? Se o artigo termina com 30 citações, é muito provável que você tenha lido 50, 100, 200 textos ou até mais! Sem contar as vezes em que lemos mais de uma vez.
Mas será que podemos otimizar essa leitura? Veja nossos 5 passos para você otimizar seu tempo.
 
1. Passe os olhos 
Tenha uma primeira visão geral do texto, sem se preocupar com detalhes. Observe títulos, subtítulos, palavras-chave e data de publicação e tente começar a ter uma ideia dos assuntos e da abordagem do tema.

2. Leia atentamente
Agora, busque identificar o problema do estudo e como ele foi resolvido. Avalie também se a literatura citada é relevante e atualizada, bem como se e as descobertas e reflexões propostas são sólidas. Por fim, identifique se é possível perceber algum viés do pesquisador.

3. Interprete
Chegou a hora de dar mais sentido ao que foi lido.
Ao ler as discussões e resultados, observe questões-chave e novas descobertas.
Dedique um tempo maior a entender cuidadosamente as tabelas e figuras. Em geral, estes elementos ajudam muito a deixar os resultados e conclusões mais claros.
Ao final desta etapa, tenha certeza de que você identificou os pontos principais do artigo científico. Caso contrário, será necessário ler novamente o texto.

4. Faça um resumo
Durante sua leitura, marque e escreva comentários sobre os pontos mais importantes, bem como algumas reflexões que o artigo científico trouxe à sua mente.
Esta estratégia vai ajudar MUITO na hora da escrita pois bastará voltar às suas anotações para ter uma ideia dos pontos a serem referenciados.

5. Faça inferências
Por fim, tenha em mente que nem tudo no artigo está explícito. Você precisa entender as entrelinhas do artigo e possíveis pontos que o autor não se aprofundou.
Para isso, identifique pontos principais do artigo científico buscando expressões como:
- nossa hipótese é; 
- propõe-se;
- os dados sugerem;
- surpreendentemente; 
- inesperadamente;
- diferentemente de trabalhos anteriores;
- etc.

Seguindo essas dicas, você poderá otimizar sua leitura e seu trabalho ao escrever um artigo.

Você utiliza outra estratégia?

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Diogo Pereira

É doutor e mestre em Administração pelo Instituto COPPEAD-UFRJ, especialista em Marketing e Gestão Estratégica pela Universidade Cândido Mendes e graduado pela em Publicidade e Propaganda pela Escola de Comunicação da UFRJ.  Tem certificação oficial em Inbound Marketing pela HubSpot Academy, cursos internacionais em Inovação e Inovação Social pelo Institut d'Études Politiques de Paris (Science Po Paris) e de Gestão do Conhecimento pela  International Atomic Energy Agency (ONU), pelo International Centre for Theoretical Physics (ONU) e pelo Moscow Engineering Physics Institute (MEPhI).  Na atividade docente é professor de graduação, graduação EAD e pós-graduação no Centro Universitário Unicarioca e da pós-graduação da Escola Nacional de Seguros e de outras instituições de ensino superior.  É também servidor público na Comissão Nacional de Energia Nuclear onde coordena o projeto de Transformação Digital da Instituição e atua em projetos de comunicação social. É palestrante, professor e pesquisador na área de marketing, comunicação, inovação e gestão pública. Ganhador do IX Prêmio SOF de Monografias do Ministério do Planejamento e da Escola de Administração Fazendária. 

https://www.linkedin.com/in/diogopereirario/

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