PÓS / ESPECIALIZAÇÃO / LATO SENSU
A palavra pós, por si só, não diz muita coisa.
Poderia servir para qualquer um dos tipos.
Mas, em geral, ela é utilizada no sentido de pós-graduação lato sensu ou especialização, isto é, uma pós-graduação de caráter mais amplo e generalista. De acordo com o MEC, só podem ser considerados cursos de pós-graduação lato sensu ou especialização aqueles que tiverem carga horária mínima de 360 horas.
- Requisitos: Em geral, apenas nível superior completo.
- Perfil do aluno: Recém-formados e pessoas que queiram aprofundar conhecimentos em diversas temáticas, de forma bastante abrangente.
- Entrega final: TCC (opcional, de acordo com a instituição de ensino).
- Duração: Em geral, entre 6 e 18 meses.
- Preço: Bastante variável.
MBA
O MBA é uma outra nomenclatura para um tipo específico de pós-graduação lato sensu: os cursos voltados para a área de gestão.
Ou seja, se você vir a palavra MBA antes da pós que escolheu, deve ter em mente que, independente da área, aquele curso terá um enfoque mais gerencial.
A sigla MBA significa Master in Business Administration, ou seja, a tradução literal seria Mestrado em Administração de Negócios, porém, no Brasil, este tipo de pós-graduação não tem o status de mestrado.
- Requisitos: Nível superior completo e, algumas vezes, também pode ser exigida experiência profissional.
- Perfil do aluno: Profissionais que buscam cargos de gestão nas suas áreas de conhecimento.
- Entrega final: TCC (opcional, de acordo com a instituição).
- Duração: Em geral, entre 12 e 18 meses.
- Preço: Bastante variável, porém, em geral, com valores mais altos do que a especialização.
STRICTO SENSU / MESTRADO / DOUTORADO
A pós-graduação stricto sensu pode ser dividida entre mestrado e doutorado.
Sua principal característica é aprofundar mais nos temas e exigir uma dedicação maior dos alunos em termos de disponibilidade de horário e produção escrita.
No Brasil, tradicionalmente, os programas de mestrado e doutorado tendem a ser mais voltados para a área acadêmica e para a formação de professores e pesquisadores.
Porém, nos últimos anos, começaram a surgir diversos cursos de mestrado e doutorado profissionais, justamente com o intuito de fornecer uma formação mais aprofundada para quem não busca a carreira acadêmica.
Em geral, os cursos de mestrado e doutorados acadêmico são gratuitos ou possuem isenção de mensalidade, e ainda podem oferecer bolsas, mesmo em algumas universidades privadas. Já os programas de mestrado e doutorado profissionais exigem, em sua maioria, o pagamento de mensalidades.
Uma curiosidade interessante sobre os cursos de doutorado é que, apesar de muita gente não saber, nem sempre é necessário concluir um curso de mestrado para ingressar no doutorado. Há possibilidades de ingresso direto ou até mesmo de migração de um para o outro. Tudo depende da regulamentação de cada instituição de ensino superior.
- Requisitos: Em geral, apenas nível superior completo.
- Perfil do aluno: Recém-formados, professores, pessoas que buscam carreira acadêmica e científica.
- Entrega final: Dissertação de mestrado ou tese de doutorado e, muitas vezes, a publicação de artigos científicos.
- Duração: Em geral, entre 18 e 36 meses (mestrado) e 30 a 60 meses (doutorado).
- Preço: Em geral, gratuito, se for um curso acadêmico. ou com preços mais altos do que o MBA, se for profissional.
PÓS-DOUTORADO
Já o pós-doutorado, ou pós-doc, não é um grau acadêmico, mas sim um estágio de estudos e pesquisa, realizado por alguém que já possui o título de doutor, dentro de uma instituição de ensino ou pesquisa.
Ou seja, não existe o título de pós-doutor!
O objetivo deste treinamento é aperfeiçoar e colocar em prática as habilidades desenvolvidas ao longo da carreira acadêmica.
- Requisitos: Doutorado completo.
- Perfil do profissional: Recém-doutores ou pesquisadores que buscam ampliar sua vivência em determinada área do conhecimento.
- Entrega final: Em geral, publica-se um ou mais artigos científicos.
- Duração: Em geral, entre 3 e 24 meses.
- Preço: Por se tratar de um estágio, em geral, o pós-doc recebe uma bolsa para realizar sua pesquisa.
Agora que você já entendeu as características de cada tipo de pós-graduação, não esqueça: qualquer uma das modalidades deve ser realizada em instituições de ensino superior credenciadas no MEC (http://emec.mec.gov.br).
Gostou do conteúdo?
Acompanhe nossas páginas no Facebook e no Instagram! :D