fbpx
(0 votos)

11 Mandamentos do Congresso Científico - Parte 1

Esse é um tema recorrente em conversas e nos cursos que damos.

Quais as boas maneiras em um congresso, seminário ou conferência científica?

O que devo ou não devo fazer?

Para responder a essas perguntas, costumo dizer que temos que seguir aos 11 Mandamentos do Congresso Científico.

Mandamento 1 - Leia e releia o guia dos autores e o site do evento

Quem me conhece ou já participou de algum curso comigo ou com a Fabiane Braga sabe que repetimos isso 50 vezes por minuto.

É chato?

Às vezes, sim. Os sites podem não ser muito intuitivos, você não localiza a informação que precisa, demoram a atualizar, etc. 

O que eu posso dizer pra você?

Não tem o que fazer. Se tem um local que conterá o maior número de informações sobre o evento que você vai participar é o site do evento e seu guia para autores.

Então procure por:

  • Tempo e local da apresentação;
  • Datas e horários das recepções, jantares, passeios, visitas técnicas;
  • Hotéis parceiros;
  • Datas limites (deadlines);
  • E muitas outras informações essenciais;

 

Mandamento 2 - Aproveite TODO o evento

Qual a primeira coisa que você pensa sobre um evento científico? Será aquele lugar em que encontraremos basicamente pesquisa e apresentação dos melhores trabalhos da área. Afinal, é um evento CIENTÍFICO!!!

É... este é o mito nº1! E talvez essa seja a parte mais frustrante de participar de um congresso.

Nem sempre os trabalhos são tão aprofundados como a gente espera e muitas das vezes o tempo de apresentação e debate é tão curto que essa parte deixa muito a desejar.

O que você deve ter em mente é que um evento científico é, acima de tudo e apesar do nome, um evento SOCIAL.

Esta é uma descoberta que não está nos livros acadêmicos.

No meu caso, quanto mais fui entrando no universo da academia, fui percebendo que "só eu" não sabia disso.

Portanto, aproveite ao máximo a oportunidade de conversar durante o coffee-break, nos intervalos, e em todos os momentos.

Inclusive porque os pesquisadores que estão ali no evento, eles QUEREM conversar. Mesmo aquele cara incrível, super pesquisador, que você acompanha estará bem mais aberto para um papo informal do que você imagina.

E aí vai uma dica extra: anote alguns pontos do último artigo dessa pessoa que você admira e usa como forma de puxar assunto. Vai que surge aquela parceria dos sonhos, não é?

E isso nos leva ao terceiro tópico...

 

Mandamento 3 - Tenha sempre um CARTÃO DE VISITA

Parece óbvio e até um pouco antiquado.

Mas não é e eu já passei por isso na pele.

Como todo mundo sabe (e agora você também!) que é um evento SOCIAL, TODO MUNDO leva cartão de visita.

E você não quer utilizar a desculpa de que esqueceu na mesa de casa, né?

Na minha primeira conferência internacional, eu tive a sensação do "só eu não sabia disso".

Sim. Era coisa de "Oi, tudo bem. Sou fulano" e dava o cartão". Sem eu ter pedido. Sem ter tido uma conversa. No coffee, no almoço, no passeio, em visitas técnicas.

A TODO MOMENTO.

E se você não levou cartão, como eu, resta aquela cara de constrangimento e falar "Desculpe, meu cartão acabou. Mas estou enviando meu contato para seu email agora."

Consegui me sair relativamente bem dessa forma. Mas vai... Está longe de ser ideal né.

Então mais uma vez, faça seu estoque de cartão de visita. Tudo fica mais simples.

 

Mandamento 4 - Vista-se adequadamente

Essa é uma parte um pouco difícil de saber. Cada área tem a sua particularidade e o que é adequado em um contexto, pode não ser adequado em outro.

Porém, mesmos sendo um pesquisador iniciante, a gente sempre tem alguma noção do que é considerado normal ou não na área.

E a primeira forma de tentar descobrir como se vestir é observando nossos professores, orientadores e os códigos informais da área.

Por exemplo, você já viu um professor do curso de Direito? Como ele vai vestido para a aula? E um professor de Antropologia? E um de Biologia? Administração?

Em geral, ao observar essas formas de se vestir, conseguimos começar a ter uma ideia do que é considerado adequado na área.

Outra forma bem simples é olhar as fotos daquele evento no ano anterior e observar as pessoas, em especial seus pares.

E se, mesmo assim, você ainda ficar com dúvida, minha máxima é: errar pra mais é melhor do que errar pra menos.

No meu caso, quando tenho dúvida, sempre vou com uma camisa social e levo um blazer. Porque na área de administração a camisa social é sempre o padrão mínimo e, qualquer coisa, é só colocar o blazer e pronto.

 

Mandamento 5 - Aproveite a cidade

Sim. Uma das coisas mais bacanas de participar de um evento científico é também a oportunidade de viajar e conhecer outra cultura.

E não é porque você está em um congresso que não pode desfrutar um pouquinho da culinária local, dos pontos turísticos, dos bares.

PORÉM, é sempre bom frisar: esse não é seu objetivo principal.

E inclusive muitos congressos já tem incluído em sua programação eventos turísticos e que são ótimas oportunidades para conhecer e conversar com os pares.

Então vale o bom senso.

Vou perder palestra com editor de uma revista científica internacional para conhecer o museu da cidade? Não né.

Mas são 16h, o evento termina às 17h e eu não me interessei por nenhuma apresentação. Talvez valha aproveitar um pouquinho.

Mas nada de se enganar hein!

 

Mandamento 6 - Evite ficar somente no seu grupo

Um erro fácil de cometermos ao ir a um evento científico é ficar somente com aquele colega que escrevemos o trabalho juntos, ou somente com as pessoas que conhecemos do nosso programa de pós-graduação.

Qual o problema disso?

Corremos o risco de não aproveitarmos a oportunidade de conversar com outras pessoas.

Afinal, é muito fácil a gente se divertir com as pessoas que já conhecemos e isso pode inclusive não ser bem visto por pessoas de fora deste grupo.

 

Continue lendo sobre o assunto no artigo 11 Mandamentos do Congresso Científico - Parte 2

 

Diogo Pereira

É doutor e mestre em Administração pelo Instituto COPPEAD-UFRJ, especialista em Marketing e Gestão Estratégica pela Universidade Cândido Mendes e graduado pela em Publicidade e Propaganda pela Escola de Comunicação da UFRJ.  Tem certificação oficial em Inbound Marketing pela HubSpot Academy, cursos internacionais em Inovação e Inovação Social pelo Institut d'Études Politiques de Paris (Science Po Paris) e de Gestão do Conhecimento pela  International Atomic Energy Agency (ONU), pelo International Centre for Theoretical Physics (ONU) e pelo Moscow Engineering Physics Institute (MEPhI).  Na atividade docente é professor de graduação, graduação EAD e pós-graduação no Centro Universitário Unicarioca e da pós-graduação da Escola Nacional de Seguros e de outras instituições de ensino superior.  É também servidor público na Comissão Nacional de Energia Nuclear onde coordena o projeto de Transformação Digital da Instituição e atua em projetos de comunicação social. É palestrante, professor e pesquisador na área de marketing, comunicação, inovação e gestão pública. Ganhador do IX Prêmio SOF de Monografias do Ministério do Planejamento e da Escola de Administração Fazendária. 

https://www.linkedin.com/in/diogopereirario/

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Logo-branca

contato@academique.com.br